Comentário á prova dos atletas Dario e Ricardo:Meus amigos:
Aqui vai um pequeno resumo da Maratona
À partida estavam 4 HBT a saber: Dario, Orlando, Ricardo e Brandão, equipados a rigor e bem dispostos como sempre.Havia mais de 160 participantes e poucas caras conhecidas (o mais conhecido foio vencedor, Hélder Calado, profissional destas andanças, e co-autor do percurso...e das marcações...no qual treinou de véspera).Assim que começou os 4 HBT tomaram a dianteira e assim foram durante cercade 8/9 Kms. Foi lindo, dava uma bela fotografia.Quando começou a subir os grupos foram-se definindo, e aqui eu e o Orlando tomámos a dianteira e começámos a deixar para trás toda a concorrência, excepto o tal Hélder Calado que passou por nós calmamente, e para o qual naquele instante não tinhamos pernas.Pouco tempo depois, aliás pouquíssimo começou o festival: perdemo-nos umas boas 5 vezes, depois de deixarmos toda a gente para trás lá se reagrupava tudo...e repete...perde...repete...a dada altura passei uma criança que mal chegava aos pedais...e gajos obesos (só depois é que soube que este pessoal ía para os 30 Km). Vejam lá onde é que a gente andava. Houve momentos em que não fazia a menor ideia do caminho porque não havia fitas nos cruzamentos, nos entroncamentos, nos trilhos passavam-se Km até encontrar uma fita, enfim, e lá íamos eu e o Orlando sempre a dar gás. Numa descida alucinante lanço-me por ali abaixo e o Orlando nunca mais vinha, sigo sempre a olhar para trás e nada.Bem, como eu ainda tinha uma remota esperança que o 1º se perdesse (nesta altura eu não sabia que tinha sido ele a fazer o percurso) lá fui sempre alargar rateres. Apanhei um gajo do Btt de Alverca, na zona de Alverca, a dada altura achei que estava perdido outra vez mas o gajo garantiu-me que íamos bem...até que no mesmo trilho me cruzo com o 1º classificado...em sentidos opostos...Não pensei eu, isto é mau demais, tirem-me daqui...nesta altura só queria chegar o mais rápido à meta, e foi isso que fiz, com 47 Km para um percurso de 60 Km. A prova até podia ter sido muito boa, estava a ser um belo empeno, terreno duro e cheio de calhaus e descidas perigosas, e subidas técnicas e íngremes, mas assim não, basta.Cheguei ao final com média de 18,5 Km/h, o que foi bom, mas com a sensação de que desperdicei a oportunidade de fazer um bom treino para o próximo Domingo.O Orlando partiu o dropout e teve de desistir, por isso aquela demora em aparecer, o Ricardo chegou em 1º nos 35 Km e o Brandão chegou ao fim nos 60Km, mas não sei a classificação dele.No próximo Domingo vou lá estar duro como o aço para ver se vos dou uma alegria.
Abraços
DarioCorrecção de última hora, eu fiquei em segundo, mas disse que fiquei em primeiro para os HBT não me chingarem...
"Portantos, o que se passou foi muito simples meus amigos..."
Chegada em grande estilo junto do grupo do Brandão (2 feridos graves e um ligeiro)
Início da prova, a descer em alcatrão
Terreno plano com ventro contra, com os 4 HBT's e um outsider a formarem um grupo que rapidamente deixou para trás a "fraca" concorrência (FALTOU DE FACTO A FOTO HISTÓRICA)
Início das hostilidades com subida média/dura em alcatrão onde passa o Calado para a frente, ficam o Dario e Nogat atrás, eu e o outsider um pouco mais atrás e Brnadão logo a seguir
Separação entre os 35 e os 60km, onde decido dado o muito pouco treino desde Sintra e ter uma bike emprestada, e etc e tal, enveredar pelos 35km e em boa hora o fiz...
A seguir sigo isolado a subir em alcatrão e passado quase 1 km a subir, nunca mais vejo fitas. Toca a voltar para baixo até ao ponto de separaçao dos percursos para confirmar com a organizaçao que era sempre pelo alcatrão a subir... era! Subo outra vez, e vejo que vem um gajo tb a vir para este percurso!
No final da subida entrava-se numa localidade, mas mais uma vez não havia sinalização e aquilo parecia o bairro alto, cheio de ruelas. Anda às voltas até encontrar uma fita, e lá saio da terrinha, a subir mais, até chegar ao primeiro abastecimento, que ainda não estava montado... os gajos estavam sentados dentro do carro a ouvir musica!!! Meto água e começo a subir para o parque eólico.
Subidas médias mas sucessivas até chegar lá acima, aqui não houve grandes problemas de orientação. O gajo que vi atrás na altura da separação nunca mais o vi...
Descida até ao viaduto da estrada para Bucelas, com a burra a chocalhar que nem gente grande...
A partir do viaduto, onde me deram informações confusas, foi um constante procurar de fitas que teimavam em não aparecer, e uma vez que ia sozinho não tinha ninguém para seguir, pelo que tinha que ser eu a testar todos os caminhos possíveis em todos! os cruzamentos... literalmente!
Houve um no entanto onde devido ao local, perdi mais de 15 minutos sem exageros à procura do trilho, até que finalmente aparecem 2 gajos das caldas...
A partir daí foi a passear até à meta sempre procurando caminhos mas já com mais alguém a ajudar nas buscas ;)
Fui esperando por eles nas subidas, já que aquilo deixara de ser uma prova, e reparei no porquê da bicicleta chocalhar tanto... não tinha a roda de trás apertada!! Só não saltou porque o travão não deixou!!!
No final um dos gajos, no último cabeço, ficou para trás, pelo que cortei a meta com o outro. Antes de cortar ele pergunto-me:
Queres passar primeiro...
E eu disse, vai lá rapaz que isto para mim não foi uma prova...
E foi assim que fiquei em 2 :)
Parabéns ao Brandão que se portou muito bem,...dentro do género...
Ricardo Silva