04 junho 2007

5ª Prova da Taça de Portugal de Maratonas - Estremoz







Mais um grande dia para as cores do HBT-BTT.
A maratona mais difícil que já fiz até agora, 80 km com 40 graus e com 1850 metros de subidas, com todos os HBT´S a superar as expectativas.
Classificações:
Federados:
Dario Teixeira
: 57º
Promoção:
Rita Esteves: 1ª (Terminou com um furo, e duas semanas de treino leve, a recuperar da lesão)
Tiago Silva: 1º(Com direito a reportagem televisiva)
Luís Marques: 2º
Rui Batista: 10 º(Terminou com dois furos, algo inédito, para quem nunca tinha furado em prova)

Vamos esperar pelo relato do Prof. Dario.

Parabéns a Todos
O President
"Cá vai
No dia 3 de Junho de 2007 decorreu a 5ª etapa da Taça Nacional de Maratonas de BTT, na bonita cidade de Estremoz.
À partida estavam os habituais concorrentes (cerca de 120 federados e 30 da promoção).
A prova começou 30 minutos atrasada por motivos logísticos, ou seja, iniciou-se às 11h30.
A nossa equipa (HBT-BTT.com) apresentou-se com um atleta federado, Dario Teixeira, e quatro da promoção, Tiago Silva, Rui Batista, Luís Marques e Rita Esteves (primeira maratona de btt depois de 6 semanas de paragem após fractura do ombro). O início foi como todos os outros, prego a fundo, onde a principal preocupação era não cair (vi pelo menos uma queda de dois ou três) e tentar encontrar as melhores posições. Objectivo conseguido e encontro-me com os meus dois parceiros, Tiago e Luís, no segundo grupo atrás dos primeiros que estavam bem à vista. Seguimos juntos algum tempo, até próximo do primeiro abastecimento (15 km), com uma média superior a 30 km/hg. Depois eu tive de abrandar pois seguia bem acima dos meus limites e deixei de ver os meus parceiros até ao fim. Do Rui e da Rita nada sabia. Soube que o Luís ainda se manteve mais um tempo junto do Tiago, mas entretanto o Tiago foi-se embora também. Só nos voltámos a encontrar todos no fim e o que resta da conversa foi o seguinte: todos fizemos a prova mais dura da nossa ainda curta carreira bttista, por vários motivos, que aliados uns aos outros tornaram este evento num cocktail molotov. As subidas pareciam saídas dum filme do Harry Potter, ou seja pensávamos que eram imaginação. Nunca andei tanto tempo a pé como neste fim-de-semana (nem eu nem todos os outros, era vê-los, qual romaria a Fátima por ali acima...). Subidas ao alto da Serra de Ossa foram duas, uma delas durou mais de meia hora, debaixo de uma temperatura de 41º!! ( temperatura mínima:31º; média:35º;máxima:41º). Tudo isto fez uma mossa enorme. Eu nunca apanhei um empeno tão grande na minha vida, fiz os últimos 15 km qual zombie, quem viesse passava-me nas calmas tal era a desidratação que trazia comigo (depois de ingerir 3,5 litros de líquidos por esta altura). O Luís também passou por grandes dificuldades pelo mesmo motivo, o Rui chegou a sentir frio com 40º de temperatura, o Tiago sentiu fortes cãimbras e a Rita, vejam só, não tinha água nos últimos abastecimentos (falha grave da organização...). Aliás, a organização ao perceber das condições atmosféricas deveria ter alterado partes do percurso, pois eu nunca tinha visto tanta gente a sofrer como nesta prova.
Finalizando, e como ainda não saíram as classificações oficiais da prova, avanço com o que sei:
Dario: 57º lugar com 4h24 (federados)
Tiago: 1º lugar da promoção com 3h56 (na geral ficaria em 24º)
Luís: 2º lugar da promoção com 4h09 (na geral ficaria em 39º)
Rui: 10º lugar da promoção ( na geral não sei )
Rita: Não sei qual a situação classificativa, no entanto sei que foi uma brava. Grande mulher, depois de uma paragem tão prolongada (só tem duas semanas de treinos) e depois de uma lesão tão grave, eis que consegue suportar a maratona mais dura que todos nós já realizámos, e isto depois de só ter participado em meias maratonas até então!!
Conclusão: o Tiago é uma estrela, pois para além de ter ganho a promoção (teve direito a entrevista para a televisão), andou a ombrear durante muito tempo com as outras estrelas do pelotão, e só descolou porque este é primeiro ano que está nestas andanças. Dêem-lhe mais uns meses que ele conta-vos uma história...O Luís também esteve muito bem, pois apesar da desidratação ainda conseguiu entrar no top 40 da geral.Enfim, depois deste dia todos estão de parabéns, pois só alguém com uma grande capacidade de sacrifício conseguiria suportar tamanhas dificuldades.
Um abraço e até às 4h do Barreiro
Dario"

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens a todos pelas classificações, eu conheço a zona e sei o que é calor lá.
Alias o Dario teve um bom exemplo do que é na maratona de Aviz o ano passado...
Jesus

Anónimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David

Contador de Visitas Para Blogs