26 junho 2007

Maratona do Pombal














Esta foi a Maratona que menos gostei de fazer, não pela sua dureza a nível físico, que a isso já me habituei, mas o nível técnico em certas zonas era tal que nem os do DH conseguiam descer em cima das bikes, muitos calhaus em quase todo o percurso, e nas partes onde se conseguia andar juntava-se as duas maratonas era uma confusão, nisto tudo salva-se a paisagem, que era espectacular e o Luís que fez mais um excelente resultado, como aliás nos vem habituando, o resto da equipa (Dario, Tiago e Rui) lutou para fazer um bom resultado, mas nem sempre isso é possível.
Obrigado a todos.
O President
Ficamos a aguardar um relatório da prova do Prof. Dario
Classificações:
Luís Marques – 9º
Dario – 43º
Tiago – 107º (andou perdido bastante tempo)
Rui – 128º (andou perdido 1 hora no mesmo sitio do Tiago)
Estavam 800 atletas inscritos
Relato do Pombal
Ora bem meus amigos, nem sei por onde começar...se calhar pelo princípio...O dia começou madrugador (às 6h da matina eu e o President já íamos a caminho). Chegámos cedo a Pombal, por volta das 7h30 e com a ajuda do nosso amigo Luís dirigimo-nos logo para a zona dos banhos (não para tomar banho mas para ficarmos bem localizados no final do evento). Depois de estarmos todos reunidos e a 30 minutos da partida lá fomos para a zona da meta onde já aguardavam algumas centenas, pelo que o nosso posicionamento inicial não foi dos melhores. Na Pré-Partida o ritmo imposto foi tal que chegámos quase todos à FC Máxima, para conseguir uma posição mais favorável na Partida Oficial (primeira falha da organização. Apelo para que acabem com esta história das Pré-Partidas, façam partidas lançadas. Um sprint inicial de 2 km para depois estar novamente 10 minutos parado à espera que os 800 participantes se reagrupem não dá...).
Assim que a prova começa oficialmente os principais favoritos tomam as posições dianteiras e eu, Luís e Tiago estamos juntos, dentro dos 20 primeiros. Naturalmente as posições vão-se definindo e o tipo de percurso também (Pedras, Calhaus e mais Pedras até ao fim, então nos primeiros 40 km foi demais). A segunda falha da organização começa quando o grupo dos 40 km se junta nos trilhos dos 70 km logo depois do primeiro reabastecimento (18 km). O que aconteceu comigo deve ter acontecido com muita boa gente. Assim que entrei nos singles tracks mais uma vez, calhaus, deixei de andar. Não se conseguia ultrapassar tal a romaria de gente, e o ritmo era tão lento que se me deslocasse a pé a velocidade seria a mesma. Isto durante uns bons 10-15 minutos. Lógico que alguns se prejudicaram mais do que outros. Eu senti que neste período muitos se afastaram de mim e outros tantos se aproximaram. Esta dose voltou a repetir-se no extensíssimo single track do Vale dos Poios (praticamente todo feito à mão). Aproveitei para apreciar a fantástica vista e logo aí perceber que as minhas intenções de conseguir uma boa classificação se tinham esfumado. A organização deste evento ao atribuír tantos e tão bons prémios, entendo eu, tentou dar um cariz competitivo ao evento. Ora meus senhores, da forma como o percurso foi estruturado tornar-se-ía excelente para uma bela passeata nas calmas, com guia, paragem para picnicar no Vale dos Poios, observar Javalis, etc., etc...Se assim fosse este evento estaria 5 estrelas. Para competir não! Não podem juntar dois níveis de andamento em zonas tão extensas e quase sem possibilidade de ultrapassar (as palavras mais ouvidas eram: "só um jeitinho s.f.f.", "atenção à esquerda", "quando puderes encostar agradecia"...durante largo tempo). Como é que se justifica que o primeiro classificado tenha dado 18 minutos a dois dos melhores praticantes nacionais? Como se justifica que variadíssimos atletas que têm um ritmo muito próximo do meu (os que fazem competição conhecem-se bem), tenham ficado 30 minutos à minha frente? Como se justifica que o nosso Tiago que venceu justamente a Maratona de Mafra não tenha ficado nos 100 primeiros? Porque se perdeu duas vezes, tal como uma grande maioria dos participantes (mais uma falha, as marcações).A partir de agora vou classificar todos os eventos nos quais participo, de forma a podermos quantificar a qualidade geral das mesmas.
Assim:
Aspectos Positivos: Custo do Evento (5 Euros), que incluía almoço, banhos, seguro, 7 abastecimentos e imensos prémios. Almoço volante à descrição de febras, entremeada, sumos e fruta. Paisagens muito bonitas, especialmente o Vale dos Poios. Banhos de água quente. A divulgação on-line dos resultados dois dias depois do evento.
Aspectos Negativos:
A Pré-Partida. Percurso Escolhido (ainda hoje, Terça Feira não me consigo sentar no selim...). Juntar os 40 km com os 70 km. Percurso mal marcado ou com falta de antecipação. A triste ideia de atravessar um rio a 3 km do final. Tiragem errada dos tempos finais (fiz 4h23 e não 4h26 como vem na listagem). A divulgação dos postos de controlo no dorsal. Seria muito fácil para participantes locais conhecedores da região escolherem percursos alternativos. A confusão final durante a entrega de prémios, com listagens trocadas a obrigarem atletas a devolverem o que já tinham recebido.Classificação Final: 6/10Para finalizar um enorme Parabéns ao nosso Luís Marques por ter conseguido um excelente desempenho (9º da geral) em 800 atletas. É obra e só vem dignificar o nome do HBT. Continua a treinar que vais longe...
Um abraço e até à próxima
Dario

Sem comentários:

Contador de Visitas Para Blogs