14 maio 2007

4ª Prova da Taça Portugal de Maratonas - Sertã

Foi um dia menos bom para os nossos atletas, ao contrário daquilo a que nos habituaram, com todos eles a terem problemas mecânicos nas suas bikes e a perderem tempo precioso, que depois se vem a agravar nas classificações finais, mas mesmo com todos estes imprevistos nenhum desistiu o que demonstra o porquê de ser um HBT.
Com a certeza de já no próximo fim-de-semana em Mafra e Ansião mostrarem o seu real valor.
Ficamos a aguardar o relato do Prof. Dario.
O President


Resumo da Prova da Sertã

Os 3 atletas HBT participantes nesta maratona foram Dario Teixeira e Orlando Nogueira em Federados, e Luís Marques na Promoção.
Saímos de Lisboa atrasados mas ainda a tempo de chegar à Sertã antes das 9h30. A prova teve início às 11h00. À partida estavam 144 atletas ( 125 federados e 19 da promoção), que foram recebidos por mais uma excelente organização da Multimix em parceria com o grupo Selinda btt.O dia apresentou-se agradável para a prática da modalidade, no entanto o percurso escolhido foi, a meu ver, o único aspecto negativo deste evento, senão vejamos: 69 Km com 1850m de acumulado, até aqui tudo bem, pretende-se que os percursos de btt tenham elevada dureza física, só que estes mostraram-se muito pouco cicláveis, a bicicleta andou muito tempo à mão e não foi por falta de pernas. Parecia uma prova de XCO em linha e com maior distância.Muito bem, foi igual para todos, no entanto os atletas como eu e os meus colegas, e restantes azarados com furos ou avarias mecânicas, jamais poderiam recuperar o tempo perdido, tal a confusão de gente atrasada a andar a pé nas zonas mais técnicas ( e não havia a mínima possibilidade de passar ao lado). Mais uma vez, e não me canso de repetir, as organizações locais não tentem competir a nível de dureza com as restantes doutros locais. As maratonas de btt regem-se por uma lógica: distância, duração, logo dureza física. Podiam ter feito 80/90 Km em terrenos cicláveis e os tempo finais seriam os mesmos. Se eu quisesse fazer XCO não me inscrevia nas maratonas, afinal de contas onde está a diferença ? Mais 20 Km ? Para os da frente vai dar ao mesmo.Relativamente ao desempenho dos HBT`S, o mesmo só terá um efeito estatístico e um pouco decepcionante, por diferentes razões: primeiro porque os 3 atletas sentiram logo no início da prova que aquele ía ser o seu dia, com arrancadas fulgurantes e previsão de não haver quebras até ao fim, no entanto os azares bateram à porta de todos nós: eu, logo ao 2 Km com a corrente partida, o Luís aos 12 Km também com a corrente partida, e o Orlando aos 40 Km ficou só com a pedaleira pequena a funcionar. Eu estive parado 15 minutos, e só consegui continuar porque os mesmos elementos da organização que critiquei pela escolha do percurso resolveram o meu problema (não levei comigo o desencrava correntes, e um deles foi a casa buscá-lo). O Luís esteve parado cerca de 10/11 minutos, e o Orlando esteve à minha espera para ver se eu precisava de alguma coisa, pois queria desistir. Aqui é que a porca torceu o rabo: estive uns bons 3 minutos a discutir com ele para irmos juntos até ao fim ( o gajo é teimoso mas eu sou mais, disse-lhe que não saía dali se ele não viesse comigo, afinal de contas eu já não conseguia pontuar...). Seguimos juntos até ao final, fortes a subir e devagar a rolar e descer, chegando honrosamente no 87º e 88º lugar de mãos dadas e 4h25 no cronómetro ( 1h depois dos primeiros). O Luís que muito naturalmente ficaria nos 3 primeiros da promoção e 40º da geral, não conseguiu melhor que o 7º lugar, penso que com 4h11.
Em Estremoz é que vai ser.
Um grande abraço
Dario

Sem comentários:

Contador de Visitas Para Blogs