08 outubro 2007

Maratona da Lousa








Mais um dia em cheio para o HBT a fazer a dobradinha em Masculinos e Femeninos
Rita 1º lugar de senhoras e 8º da geral no percurso de 30 km
Dario 1º lugar nos 75 km e muitas quedas
Tiago 5º lugar com dois furos
Rui 17º lugar
Precurso muito duro fisicamente e muito perigoso, com marcações muito confusas.
Ficamos a aguardar o relato do Prof. e as fotos do Tiago.
Próximo fim de semana 3ª Maratona Vale do Sado
Atletas presentes - Rita - Tiago - Rodrigo - Rui - Orlando
O President
Olá companheiros
Cá vai mais um pequeno relato da actividade bttístíca do fim-de-semana passado. Pois bem, eu (Dario), Rui, Tiago e Rita deslocámo-nos ao Cabeço de Montachique para representar as cores do HBT no 1ºMega Passeio de Lousa, organizado pelo clube de btt de Lousa. O que dizer?Foi uma Mega confusão...Avançando...a maratona prometia, principalmente pela sua localização, pelos trilhos que iria percorrer (de elevada dureza física e técnica, eu que o diga), pelo número de elementos do staff, pelas actividades paralelas, etc...
Á partida acho que estavam mais ou menos 200 participantes, repartidos pela maratona e pela meia. Iniciámos com uma subida para o Cabeço, onde rapidamente se começaram a definir os grupos, tendo eu e o Tiago tomado a dianteira. Pouco tempo passado, o Tiago furou. Ao fim de 15/20 km e depois de ter andado sozinho na frente, e já depois da primeira queda prás silvas e dois "atropelamentos" do jipe da organização, eis que sou passado por um atleta numa longa e íngreme subida. Entretanto nos vários pontos de cruzamento de estradas, e outros, a malta da organização estava a beber umas bejecas e ficavam muito surpreendidos de nos verem passar a alta velocidade...Enfim, esta foi a imagem de todo o percurso, pessoal sem preparação para nos orientar, pessoal desatento nos abastecimentos, um deles (na Malveira) sem ninguém à minha chegada, e depois não sabiam qual a direcção a seguir, e como isso era importante pois as marcações ou eram inexistentes, ou escassas, ou por vezes indicavam o sentido oposto (acredito que possam ter sido vandalizadas). E foi assim até ao final.
Recuperei novamente o 1º lugar junto com outro companheiro (Marco Almeida da Motovedras), mas vários foram os incidentes até ao fim: perdemo-nos, eu tive duas quedas horríveis, uma delas responsável pelo gesso e braço ao peito que trago hoje comigo, e mais uma data de escoriações pelo corpo todo, enfim, parece que saí de Beirute em hora de ponta. O percurso era muito técnico em algumas zonas, os finais das descidas muito perigosos, e não havia uma única placa de perigo (enfim, se não havia marcações decentes também já é pedir muito). As motas da organização fizeram muito barulho e pó noinício, mas quando foram realmente necessárias nem vê-las. Foi pena estas falhas todas na organização, principalmente para aqueles que mais se dedicaram para que tudo corresse bem. Todo aquele pessoal que observei de t-shirt azul estava completamente desfocado das suas tarefas, se é que tinham algumas atribuídas. Não estavam minimamente ligados ao evento, foram realmente a parte mais negativa de tudo. Sem grande interesse, e só por curiosidade, vou colocar as classificações do pessoal:
Rita: mais uma vez brilhante (1ª das senhoras e 8º lugar da geral na meia maratona, entre mais de 100 homens)
Tiago: depois de dois furos, perdidelas, conversas de ocasião, acho que ficou nos 10 primeiros
Rui: penso ter ficado em 17º lugar
Dario: em 1º lugar junto com o Marco Almeida com 4h02 (para a posteridade ficam os maiores estragos que já alguma vez tive a andar de btt: perdi os óculos, o transmissor da velocidade, cheguei com um furo, e estou cheio de escoriações de média gravidade em toda a metade esquerda do meu corpo. Tenho a mão esquerda engessada porque fiz uma entorse grave do polegar esquerdo com possível rotura de ligamentos. Fico 15 dias de molho, lá se vai a maratona das cegonhas do Sado e outras que se seguirão)
Boa sorte para os restantes
Um abraço
Dario


1 comentário:

john disse...

Boa recuperação Dário.

Contador de Visitas Para Blogs