29 outubro 2008

Geo Raid - Aldeias de Xisto - Lousã 2008




As cores do HBT no Geo-Raid representado pelo nosso amigo Ricardo Silva e pelo disfarçado Tiago, que tão bem representam este grupo de amigos que se dá pelo nome de HBT, obrigado a todos que continuam a envergar esta camisola nos vários eventos por todo o país.
O President

Relato do Tiago no Geo Raid
Boas Pessoal,
Que grande prova esta, das melhores que já fiz...Mais uma vez convidei o Nuno Valadas , meu companheiro das 24h de Monsanto, para este grande evento.
Ambos somos fãs da maratona de Monchique e acreditem que foi com muita pena que nos "baldamos" a esta mítica mas, ainda, pouco conhecida prova, além do mais tínhamos contas a ajustar, ele ganhou o ano passado e eu fiz 2º, mas não nos arrependemos, a Lousã foi até agora dos melhores sítios onde andei de bicicleta de montanha, como tão saudosamente o António Malvar lhe chama.
Até agora a minha experiência com o GPS resumia-se a 5 dias em 2007 e 1 dia este ano, sempre em passeio, estava naturalmente um pouco apreensivo à partida pois não sabia se conseguia fazer a leitura correcta do aparelho e ao mesmo tempo andar a ritmo de competição. Esqueçam as maratonas marcadas a fitas, isto é o futuro , não se anda perdido e com dúvidas do percurso, no máximo enganamo-nos uns segundos e esqueçam lá os atalhanços o percurso é verificado no fim, pois o gps grava tudinho .
Quanto à nossa prova correu quase a 100% tirando o furo do 1º dia, ainda assim conseguimos o melhor tempo nas duas etapas, sempre abaixo do melhor tempo previsto pela organização, embora não chegasse para chegar ao 1º lugar devido aos handicaps, acabamos por ficar pelo 2º lugar da geral e com o melhor tempo de prova.
Dêem só um saltinho e roam-se de inveja das maravilhosas fotos e paisagens no seguinte link:http://picasaweb.google.pt/georaid2008
Queria agradecer à organização da prova por nos proporcionar um fim-de-semana fantástico, estava tudo 5*, simplesmente não tenho nada negativo a apontar Srs. da Federação ponham os olhos nestas organizações e aprendam com eles pois o BTT está cada vez mais em "forma" e merece este tipo de Eventos.
Não posso acabar sem dar um grande abraço ao Nuno, que grande equipa fazemos, nós entendemo-nos muito bem.
Abraço a todos
Tiago Silva

22 outubro 2008

2ª Edição da Clássica Livramento-Óbidos-Livramento







Finalmente o regresso, pois é ao fim de quatro meses afastado das bikes lá consegui juntar-me aos meus companheiros de sempre, os HBT´S Dario, Rui, Carlos, Tiago e a Rita da Ciclovias para fazer a 2ª edição da Clássica Livramento – Óbidos – Livramento 2008.
E não podia desejar melhor momento para regressar que este, começamos por nos juntar por volta das 8.30h no Centro de Estágio Oficial da equipa HBT-BTT do Turcifal (casa do Prof. Dario) com as respectivas famílias que mais uma vez nos acompanharam nesta prova, apoiando-nos fervorosamente e fazendo também a reportagem fotográfica. Depois da azáfama da preparação das bikes lá partimos num breve aquecimento até à linha de partida no Livramento onde já se encontravam algumas dezenas de ciclistas, onde fomos logo recebidos pelo organizador Paulo Pais o que desde já agradeço em nome do HBT pela atenção dispensada.
A prova em si fugia ao que o HBT está habituado a fazer pois era uma clássica de estrada, mas não podíamos recusar o convite e deixar passar a oportunidade de estarmos juntos novamente, o relato da prova é de um amigo (Ricardo Costa).
“Pouco depois das 9h00, o enorme pelotão, dividido em dois grupos, lançou-se à estrada para cumprir os 104 km de ida e regresso à vila histórica de Óbidos. O dia amanheceu enevoado e nos primeiros quilómetros, a ritmo bastante moderado, sentiu-se demasiado a frescura. Até Óbidos, a «temperatura» no pelotão não foi mais do que... amena. Durante a primeira parte do percurso (52 km até Óbidos, onde os grupos pararam durante alguns minutos para reagrupamento e reabastecimento), o andamento foi leve, a espaços mesmo muito leve, ligeiramente abaixo dos 30 km/h de média. Cumpriu-se «regra» estabelecida – a corda deveria soltar-se só no regresso. E soltou-se depois do Bombarral, no início da subida para Outeiro da Cabeça e nunca mais parou – não em Torres, como sucedeu na edição de 2007, mas só no Livramento.A selecção definitiva deu-se apenas nas principais (e finais) dificuldades do percurso, desde logo à saída de Torres, a caminho de Catefica (rotunda da A8), isolando dois fugitivos (Marco e Tiago do HBT) e restringindo a perseguição a um pequeno grupo com meia dúzia elementos (onde estava o Prof.Dario); até à rampa final da Azueira, aqui tanto entre o duo da frente, como no grupo que o perseguia. Eis algumas médias horárias nalguns pontos de passagem no regresso de Óbidos. (registadas por mim, integrado entre os elementos da dianteira até à subida de Catefica):Óbidos-Bombarral: 34,5 km/h; Bombarral-Outeiro da Cabeça (alto): 36,2 km/h; Outeiro-Torres: 44,1 km/h; Torres-Livramento: 37,3 km/h.Média na 2ª parte do percurso: 38 km/h (demorou-se menos 25 minutos que na 1ª)Média final: 33 km/h.”
Todos estavam de parabéns o Tiago já se sabe não deixa fugir ninguém, o Dário foi traído pelo resto dos perseguidores, que não quiseram ir buscar os fugitivos, o Carlos também muito bem a chegar com o grupo do Dario, a Rita muito bem a fazer uma boa média, e eu a pagar a factura de estar quatro meses ausente, os últimos kms a serem muito penosos.
Depois regressámos ao Centro de Estágio onde tínhamos à nossa espera um magnífico esparguete à bolonhesa feito pela dupla Dário/Ana e para sobremesa um gelado de natas e chocolate feito pela dupla Rui/Anita, a seguir ao almoço fomos em visita cultural à capela no cimo da Serra do Socorro, onde aproveitamos também para ver futuros locais de treinos.
Resta-me agradecer a todos os meus amigos pelo belo dia que passámos e em especial à Ana e Dario pela magnífica forma que sempre nos recebem.
Obrigado, e até breve
O President

07 outubro 2008

Resposta da F.P.C

Exmo Sr.Tiago Silva
Assunto: Campeonato Nacional de XCM/ Sertã 6 de Outubro de 2008
Foi com preocupação que recebemos a sua reclamação!
A Federação Portuguesa de Ciclismo vai envolver-se directamente com os organizadores da realização dos campeonatos Nacionais das várias vertentes, com o objectivo de garantir a qualidade organizativa digna de um campeonato Nacional.
É fundamental salvaguardar as questões desportivas e de segurança nas provas oficiais, e a UVP-FPC será muito exigente com as entidades que não cumprirem os regulamentos.
Quero agradecer a sua reclamação que foi feita no local certo, só assim poderemos melhorar a qualidade das provas, não é na praça pública que se vai evoluir o BTT...
Atenciosamente
Delmino Pereira(presidente adjunto)
Federação Portuguesa de Ciclismo

01 outubro 2008

Campeonato Nacional - Sertã 2008

Já há algum tempo afastado das provas é com alguma tristeza que vejo que as coisas a nível de competição continuam na mesma e após falar com alguns atletas que participaram na prova do Campeonato deste fim de semana, mais parecia uma prova de orientação, não pude deixar de publicar o desabafo de um amigo, para ver se as coisas melhoram.
O President

"Boa tarde,
Venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado pelo modo como foi organizada a prova do campeonato nacional de maratona BTT da época 2008.
Não sou praticante há muito tempo e este é o meu primeiro ano como federado, mas além de estar a fazer a Taça de Maratonas, posso dizer que já participei em bastantes provas na vertente competição.
Esta foi uma das piores provas que participei este ano em termos de sinalização de percurso, foi simplesmente ridículo. Seguia no grupo da frente aos primeiros 30 minutos de prova quando me perdi a primeira vez e comigo perderam-se mais atletas, não por falta de atenção mas por má marcação do percurso, uma fita colocada num cruzamento à direita e já uns bons metros para dentro do desvio quando na realidade era para seguir em frente. Infelizmente não foi situação única e os cruzamentos em que não haviam setas a indicar o percurso eram mais que muitos. Cruzamentos com estradas principais sem estar uma única pessoa a regular o trânsito, eu sei que no regulamento diz que é da nossa responsabilidade esta situação, mas nas provas não oficiais isto não acontece, por sorte não acertei num automóvel que estava a passar na estrada e era alheio a isto tudo. Agora o que está no regulamento e não foi respeitado é que cada cruzamento deve ser acompanhado da devida indicação de mudança de direcção o que não aconteceu em quase 50% do percurso.
No fim da prova não consegui conversar com um único atleta que não se tenha perdido, agora pergunto que veracidade desportiva tem este resultado? Quem menos se perdeu melhor resultado consegue, é assim que se encontra o ranking nacional???
Começo seriamente a por em causa a minha filiação para o ano de 2009, o BTT em Portugal está a crescer a olhos vistos mas não me parece que a federação esteja no caminho certo para acompanhar este crescimento, qualquer prova da “santa terrinha” é melhor organizada que uma das provas mais importantes do calendário nacional, mais uma vez ridículo!!!
Só para que não pensem que sou o único a ter esta opinião consultem os dois maiores fóruns de BTT nacional (Fórum BTT e projecto BTT) e vejam as reacções à prova dos que nela participaram.

Despeço-me manifestando mais uma vez o meu profundo desagrado,

cumprimentos
Tiago Silva"
Contador de Visitas Para Blogs